SÉRIE TOME A SUA CRUZ #1: O VERDADEIRO SENTIDO DA CRUZ

19.12.11

Pra começar vamos tentar entender o que Jesus quis dizer ao afirmar:

“Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.” Lucas 14:26-27

O discípulo é aquele que segue os passos do mestre, aquele que acaba tomando parte na vida do mestre, vivi suas experiências. E é exatamente esse o propósito de Deus para nós, é termos na nossa vida a própria vida de Jesus, passar pelas sensações e emoções que Ele passou.

No começo Jesus estava falando de aborrecer não apenas pessoas queridas, mas além de tudo isso a nossa própria vida. O aborrecer que Jesus estava se referindo não era no sentido de brigar com todo mundo por aí como um fanático religioso que nos faria tornar seus discípulos. O que Jesus estava querendo dizer era das nossas escolhas. Muitas vezes, caminhar com Deus significa rejeitar ofertas de pessoas queridas ou até mesmo ir contra aquilo que achamos melhor, contra nossos sentimentos, desejos e opiniões adquiridas ao longo do tempo, contra nossos direitos, ou pelo menos aqueles que achamos que temos e escolher o que a palavra de Deus me diz para fazer.

Algumas vezes acontecem coisas conosco que achamos que Deus só pode estar brincando com a nossa cara, por não fazerem o menor sentido, principalmente quando não fizemos nada além daquilo que Deus nos disse para fazer. Vou dar um exemplo pra ser mais fácil de entender:

Todos nós sonhamos com alguém que Deus tenha especialmente separado com todas as características não apenas físicas mas também de caráter, que sejam semelhantes à de Jesus, afinal queremos alguém que nos leve pra mais perto Dele, que caminhe junto e temos nos esforçado pra esperar em Deus. Até o dia que aquela pessoa que só Deus sabia que você sonhava finalmente nota que você está lá e tudo vai dando certo até que as coisas começam em algum ponto não encaixarem, estão indo rápido demais. Você tem duas escolha: ou escolhe pisar no freio o que significaria talvez perder a pessoa, mas que não levaria nem você nem ela a perderem a presença de Deus e nem colocar todos os sonhos de Dele a perder por causa de um prazer momentâneo e esperar e confiar em Deus, que se fosse da vontade Dele no tempo certo tudo se resolveria ou você continua em frente.

Parabéns! Você fez a primeira escolha e seu coração se enche de paz, por que você sabe que você obedeceu Deus, escolheu confiar, colocou em prática a palavra que diz pra pensar no bem dos outros antes do seu, escolheu a vontade Dele antes da sua. A partir disso você começa a crer que agora vai dar certo, por entender que é Deus que importa, um minuto sem a Sua presença não vale a pena. Mas infelizmente não foi assim, um dia... um dia, foi o suficiente pra colocar por terra tudo o que você sonhou, tudo definitivamente acabou, a pessoa se mostrou sem caráter, mentiu, enganou e traiu e ainda por cima consegue o que ela sempre quis, tá super feliz  e você que agiu da maneira certa é que paga o pato.

O que fazer agora? Se revoltar contra ela e dizer tudo o que você gostaria de dizer, desabafar cada palavra na cara dela? Se revoltar contra Deus por que ele permitiu, se sabia do que você sentia, sabia que estava evitando cometer os mesmos erros de antes? Por que Ele permitiu, se isso acabaria com você? Dizer pra quem quisesse ouvir o quanto ela está errado e julgá-lo?

Sim, você tem todo o direito de se entristecer, sim tem o direito de se irar, mas isso não te da o direito de pecar, sabe por quê? Por que a partir do momento que fizer essa escolha, você automaticamente perde todo o “direito”.

Aos olhos humanos não seriamos condenados por dizer o que a outra pessoa realmente mereceria ouvir, o problema está em que isso desagradaria Deus e não estaríamos ganhando nada, apenas deixando que as emoções falassem por si e cada vez que alimentássemos esses pensamentos, a raiva e a amargura passariam a tomar conta do nosso coração, deixando ele endurecido pra Deus poder curar ou restaurar qualquer coisa. Sua visão clara das coisas desapareceria e passaríamos a deixar que tudo o que é da nossa carne matasse o que Deus já havia gerado em nós, é como se tomássemos veneno esperando que o outro morresse.

Pense em Jesus, quando foi traído e negado como Ele deve ter ficado? Ele sim tinha todo o direito de reclamar, afinal não foi qualquer pessoa, foi um dos seus melhores amigos, ainda mais do que isso, eram como irmãos, andavam juntos, era uma pessoa em que Jesus confiava demais. Mas em vez disso, mesmo tendo esse direito, Ele decidiu cumprir o propósito pelo qual Deus o enviou e ainda usou de misericórdia com alguém que não mereciam nada. E não foram apenas com seu amigo que Jesus agiu assim, mas comigo e com você. Quantas e quantas vezes mentimos pra Ele, quantas vezes o enganamos, quantas vezes o negamos e mesmo assim, todas as vezes Ele e dá uma nova chance, oferece seu perdão?

“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.” Mateus 18:21-22

É nesse ponto que eu queria chegar, se nem Jesus, santo e perfeito, negou ao seu próprio direito de justiça e de não perdoar, decidiu perder esse direito pra obedecer o Pai, o que faz com que eu e você cheios de falhas achar que somos melhores que Ele, ao ponto de querer ainda cultivar o nosso orgulho, se recusando a perdoar e usar de misericórdia, ainda que talvez a pessoa nunca  vá reconhecer isso? Pra Jesus a vontade do Pai era maior, ainda que isso doesse, Ele não pensou duas vezes, se rendeu e perdoou. 

Carregar a cruz que Jesus se referia não são os problemas em si ou se conformar com o sofrimento, como muitos pensam, mas são todas as escolhas que devemos fazer que estão envolvidas em determinada situação. Tomar a cruz de Jesus é ter a atitude correta diante dos olhos de Deus, ainda que isso signifique lutar conta aquilo que eu quero, porque eu sei que em tudo existe um propósito de Deus, mesmo que no momento eu não consiga enxergar, eu preciso no momento em que estou sofrendo em vez de endurecer meu coração, permitir que Deus venha limpar ele de tudo o que desagrada Ele .

“Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz." Tiago 3:8-18




O texto já ficou bem grande, me perdoem, mas ainda não acabou no próximo estudo tem mais, se preparem!

Leia também: Introdução



0 comentários