Charlie e o Evangelho

23.4.12


Cinema é uma das minhas paixões e eu particularmente gosto muito de filmes antigos, eles têm uma encanto especial que infelizmente acabou se perdendo um pouco diante das superproduções hollywoodianas, sinto falta de filmes como Bonequinha de luxo, Tempos Modernos, E o vento ...levou!, nos cinemas.

A história do cinema é cheia de gênios famosos como Wood Allen e  Stanley Kubrick, mas nenhum deles conseguiram colocar na tela toda sensibilidade que Charlie Chaplin conseguia, ele era capaz de expressar muito bem inúmeros sentimentos, seus filmes eram tão sensíveis a tantas coisas importantes que muitas vezes tentamos ignorar porque é mais fácil, do que parar um tempo pra pensar no assunto... é assim em o Grande Ditador de 1940,onde Charlie claramente passa uma mensagem anti-guerra em meio a Segunda Guerra Mundial,onde judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Ele interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Este filme lhe causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única (que eu estou louca pra ver esse final de semana, já vi algumas cenas mas ainda não consegui terminar de ver certinho =/ )
Transcrevi abaixo o melhor texto (na minha opinião, rs) desse filme:
"O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."
Lindo não é? O que mais gosto nesse texto com mais de 70 anos é que não importa quando se lê, ele sempre vai parecer atual, o que não é nada bom por outro lado, isso só demonstra que não importa quanto o homem avance e crie tecnologias mais e mais sofisticadas ou faça grandes descobertas se a sua própria condição não muda, se os seus relacionamentos e todo o restante da sua vida é miserável. 
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.(...) Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade." 2 Timóteo 3:1-7
Queria completar o que Charlie disse e dizer que mais do que nunca precisamos de Deus nas nossas vidas, o mundo precisa Dele! O mundo vem se complicando cada dia mais, se perdendo em seus próprios prazeres e Deus precisa que homens e mulheres comuns como eu e você, mas que conhecem um Deus extraordinário como Ele, se levantem de seus lugares quentes e confortáveis e façam alguma diferença na vida daqueles que estão ao nosso redor, que levem a sua palavra a sério e que mostre o caminho a quem está perdido.
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" 1 Pedro 2:9
Uma vez li que precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo, isso pode parecer piegas mas tem uma verdade nisso, as coisas devem começar por nós, se não chegará o tempo em que não haverá mais tempo, então não espere aí sentado! 
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." Mateus 5:13
Não se deixe intimidar pela posição social, pelo dinheiro, por se sentir incapaz ou por qualquer outra coisa que te impeça de falar do amor de Deus pra outra pessoa, elas podem até ter mais dinheiro ou uma posição social mais elevada que você, mas você tem o bem de maior valor: Deus, o dono de toda prata e todo ouro, o que está acima de todas as coisas e que dá vida e vida em abundância!
Essa pessoas estão com sede, elas precisam que você dê à elas de beber, precisam que você mostre à elas o caminho pra isso! Deus não nos salvo apenas pra ficarmos tranquilos em nossa casas assistindo tv, Ele também nos escolheu pra levar a Sua salvação à outros.

0 comentários