VOCÊ SE PERDOA?

31.8.12

“Você se perdoa?”. Para mim é uma das perguntas mais difíceis que enfrentei e enfrento ainda hoje de tempos em tempos. Sei que sou um pecador redimido, salvo e transformado, mas ainda sou um pecador. Errar contra aquele que já fez tanto por mim não é uma coisa fácil. Errar contra aquelas pessoas que eu digo amar, não é nada tranquilo. A verdade é que vivemos em um mundo complicado e que se torna ainda mais complicado por causa dos nossos erros, pecados e rebeldia. Você sabe mais do que eu como os seus fracassos e pecados o machucam e o fazem sofrer. Por isso pergunto . “Você se perdoa realmente?”.

Pensando sobre isso descubro muitas coisas impressionantes e uma coisa fantástica. Erros do passado que constantemente batem na porta do meu coração pedindo para entrar e jantar comigo. Quando abro a porta, geralmente eles não somente jantam, mas dormem lá. Mas eles não somente dormem lá, eles passam uma temporada. Os erros do passado aparecem sem dó e sem piedade. Eles não querem me deixar em paz, eles querem me derrubar e depois pisotear; tudo que eles querem é me esmagar.

Como se não fosse o bastante, temos também os erros do presente. Que dói. Que machuca. Que fere. Que também abre feridas do passado que estavam quase cicatrizadas. E temos os erros do futuro, que no presente nos deixa apavorados e escravizados ao medo. “E se eu fizer tudo de novo?”.

Os erros do passado grudam na nossa cabeça como um chiclete no tênis. A lembrança daquela mentira nos incomoda; o erro com a pornografia nos tira o chão, a raiva descontrolada que foi despejada nas pessoas que amamos nos fere como uma facada que é enfiada um pouco mais. O vício com o álcool nos assombra e a luta contra as drogas nos lembra constantemente as barbaridades que fizemos. Magoar os pais, sabendo que eles sempre fizeram o melhor para gente; discutir com um grande amigo e dizer coisas impensadas; relacionar-se por carência e não por amor e convicção; roubar, matar, destruir. Como podemos nos perdoar depois de tudo isso que fizemos? Como?

A minha convicção e tremenda alegria é que o Criador da moral humana e da consciência é também o Criador do perdão e também a pessoa que o tem mais praticado em todo Universo. O que Deus quer dizer para nós hoje é a espantosa e real verdade de que todos aqueles que se aproximaram de Jesus Cristo e o aceitaram têm “paz com Deus”( Rm 5:1). Em outras palavras ainda mais maravilhosas é que “nele temos a redenção por meio do seu sangue, o perdão dos pecados”, Ef 1:7.

Por isso é que esse assunto é importante. O Criador da moral e da consciência é também o Criador do perdão. Ou seja, não é você, não sou eu, quem diz quem deve ser perdoado ou se podemos ser perdoado ou não. Ele diz. Somente Ele diz. E hoje, Ele não está dizendo que podemos ser perdoados, Ele está nos lembrando que já fomos perdoados se somos cristãos. O nosso passado foi apagado, o nosso presente perdoado e o nosso futuro foi coberto pelo sangue de Jesus.

Acho engraçado, mas o próprio Deus já disse que estamos pecando todo dia e vamos pecar ainda mais ( 1 Jo1:8-10), mas também nos diz claramente que temos uma saída: confesse a Jesus e pronto. Isso não quer dizer que você não vai mais chorar pelos seus erros, que você não vai mais ligar para eles. Isso quer dizer que você não vai mais permitir que o seu passado o atormente e que seu presente o machuque, o escravize e que seu futuro o amedronte. Sim, nós vamos errar. Sim, nós vamos pedir perdão mais do que gostaríamos. Mas não se esqueça, tudo já foi bem pago. Você está perdoado.

C. S. Lewis disse certa vez: “Ser cristão é perdoar o imperdoável, porque Deus já perdoou em você o imperdoável”. Concordo plenamente com esse homem fora de série, mas digo algo a mais: isso significa que começa com você. Você tem que se perdoar ( e não importa o que você fez ), porque Deus já o perdoou em Cristo Jesus; já perdoou tudo aquilo que lhe envergonha e lhe entristece. Já perdoou tudo que o faz chorar a noite, quando os erros “ficam maiores” e quando não querem deixar a gente dormir.

Cristo na cruz crucificou a minha consciência acusadora e os meus pecados totalmente. Se você não aceita o perdão, você está crucificando a si mesmo inutilmente.

Sei que não é fácil, mas não esqueça dessa frase divina: “tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”. Rm 5:1. Ou nessa outra: “Portanto, agora já não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus”, Rm 8:1.
Se Deus está dizendo que você foi perdoado, quem é você para dizer algo ao contrário? O que é a sua consciência para dizer que Deus não pode perdoar você? Quem são as pessoas para dizer que você nunca será perdoada? Isso tudo é conversa para criança dormir. É piada de mal-gosto.

“Você se perdoa?” Agora você sabe que o problema principal é que pensamos que somos nós que devemos responder essa perguntar. Errado, é Ele e Ele diz: “Os seus pecados estão perdoados”, Lc 7:48. Essa é coisa fantástica, mas só estão perdoados se você aceitar de todo coração o seguinte testemunho: “Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras”, 1 Co 15:3. Se você não abraça a cruz, você nunca será perdoado. Se você já abraçou essa mensagem transformado, então pare de se crucificar, porque Jesus já fez isso por você.

Texto: @fpmastrillo

0 comentários