POR QUE LER OUTROS LIVROS ALÉM DA BÍBLIA?

3.9.12


Todos sabemos que a Bíblia deve ser a principal fonte de leitura do cristão. Ela é a palavra de Deus, escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo e útil para o ensino, repreensão, correção e instrução na justiça (2 Timóteo 3:16). Acredita fielmente no termo reformado “Sola Scriptura”, que significa dizer que a Bíblia é suficiente em todos os aspectos. O próprio Deus nos diz, em sua palavra, para meditarmos nela dia e noite, sem parar de anunciá-la (Josué 1:8). Portanto, a leitura da Bíblia é primordial e fundamental para a vida cristã, mas existem outros bons livros que podem nos ajudar nessa caminhada. Acredito que após os escritores da Bíblia, Deus continuou inspirando homens para  pregar,  liderar e escrever. Coloco a leitura bíblica em primeiro lugar, mas ler outros livros de bons escritores cristãos é bastante útil para nossa vida cristã.
Quero apresentar 5 ótimos motivos para lermos outros livros constantemente. Lembrando sempre que devemos filtrar tudo com base na palavra de Deus, para não sermos levados para um lado e para o outro por ventos de doutrinas (Efésios 4:14)
A leitura nos ajuda a compreender as verdades bíblicas
Através da leitura, vamos ter o privilégio de conhecer os pensamentos de grandes estudiosos da Bíblia. Homens, que dedicaram suas vidas à leitura e ao estudo exaustivo da palavra de Deus, decidiram compartilhar suas conclusões através dos livros. Ter acesso a esses grandes autores é uma grande ajuda para entendermos as doutrinas bíblicas e aplicá-las. Ler os pensamentos de homens como Calvino, Edwards e C.S. Lewis são ferramentas importantes que transmitem conhecimentos relevantes para nossa vida cristã.
A leitura nos lembra o tempo todo sobre nosso propósito
Ao lermos a Bíblia, descobrimos que o principal propósito do homem, assim como de toda a criação, é glorificar a Deus através de Jesus (Colossenses 1:16). Fora da Bíblia, encontramos escritores e pregadores que estão constantemente nos lembrando disso em seus livros. John Piper é um grande exemplo de escritor que nos leva à contemplação da glória de Deus e da necessidade que temos de um relacionamento com Cristo, linha após linha de seus livros. O diabo está trabalhando o tempo todo para tirar essa verdade de nossas mentes, por isso, precisamos de todas as fontes possíveis que nos lembre de nosso principal propósito, a glória de Deus!
A leitura nos mantém avançando para o alvo
Não existe cristão estagnado no mesmo lugar e muito menos regredindo. Estamos em pleno avanço para o alvo, Cristo. A leitura é de fundamental importância para nos dar a noção de que não estamos sozinhos nessa corrida, de que existem outros que estão lutando e vencendo. Vamos obter sabedoria através de experiências de homens de Deus que resolvem compartilhar suas lutas, vitórias e derrotas em seus livros. Esse tipo de leitura nos ajuda contra as armadilhas do diabo e nos mantém firmes até a volta de Cristo.
A leitura nos incentiva a desempenharmos nosso papel como cristãos
Várias vidas foram exemplos de cristãos durante os séculos. Muitos morreram pelo evangelho, outros desafiaram a poderosa igreja católica romana e vários sacrificaram seus sonhos para propagarem o verdadeiro evangelho. Ler sobre esses homens e como Deus agiu por meio de suas vidas nos motiva a desempenharmos nosso papel mesmo em meio às dificuldades. As biografias são grandes instrumentos para essa motivação pelo Reino. A leitura nos mostra a importância e nos incentiva a levarmos o evangelho a todas as criaturas (Marcos 16:15). Às vezes, um livro pode ser aquele empurrãozinho que faltava.
A leitura é uma ferramenta de capacitação poderosa utilizada pelo Espírito Santo
Somos embaixadores de Cristo, representantes do reino! Temos nas mãos o ministério da reconciliação (2 Coríntios 5:18-20) e precisamos estar prontos para toda boa obra. Existem excelentes livros que nos ajudarão a colocarmos em práticas nossos dons para a edificação da Igreja. Livros sobre teologia, pregação, liderança, igreja local e ministérios (esses são meus favoritos) são ferramentas poderosas para nossa capacitação. Grandes pastores e líderes como Lutero, Ryle, Lloyd Jones, Spurgeon e alguns mais atuais como Mark Driscoll, Joshua Harris, D. A. Carson, Mark Dever, C. J. MahaneyJ. I. Packer,  e o próprio John Piper escreveram e estão escrevendo ótimos livros sobre isso. Leia, aprenda e coloque a mão na massa!

1 comentários