O ARQUITETO E SEU PROJETO

21.1.13


“Imagine-se como se fosse uma casa, uma casa viva. Deus chega para reformar e reconstruir esta casa. No início, talvez você compreenda o que Ele está fazendo. Está consertando os vazamentos e eliminando as goteiras do telhado e assim por diante: Você sabia que estes trabalhos precisavam ser feitos portanto não ficou surpreso. Mas logo depois, ele começa a derrubar as paredes da casa, danificando-a de modo terrível e que não faz sentido. O que é que Ele pretende?(...)

(C. S.LEWIS, em Cristianismo Puro e Simples)



Eu sempre gostei muito de desenhar quando era criança, e eu era boa nisso. Quando eu tinha mais ou menos uns 13 ou 14 anos desenhar plantas de casas, planejar como seriam os quartos, cozinhas, salas e banheiros em seus mínimos detalhes era minha obsessão da época, eu falava pra minha mãe que quando eu crescesse eu iria estudar arquitetura (claro, depois de fazer outras 5 faculdades que eu sonhava rs). Mas o tempo passou, as coisas foram acontecendo e minha vida tomou um rumo diferente e acabei fazendo uma faculdade que eu jamais me imaginei fazendo. Administração. Ela nada se parecia com nenhuma das que eu havia sempre sonhado,planejado.

Porque estou contando isso? Calma, vcs já vão entender. ;)

Quantas vezes isso não acontece na nossa vida com Deus? A partir do momento que você aceita Jesus não apenas como Salvador, mas também como Senhor da sua vida, você dá à Ele passe livre pra fazer com ela o que Ele bem entender, a sua vida já não te pertence mais, há um novo dono da "casa".

Então algumas mudanças são feitas, alguns hábitos tirados, pequenos ajustes, até aí, ok. Mas a gente nunca está pronto para o inesperado (até porque, se estivéssemos não seria chamado 'inesperado',certo? rs). É aí que tudo muda, é onde os questionamentos são levantados e a confiança cai. Como algo aparentemente ruim ou uma pessoa com a clara intenção de te provocar e te prejudicar pode fazer parte do plano de Deus? Tudo fica confuso,parece não haver uma lógica. Mas Deus nunca gostou de seguir uma lógica, Ele é o Deus das surpresas, do impossível. Provavelmente eu e você passaremos a maior parte de qualquer situação que viveremos sem entender completamente o que Deus pretende, até que chegue o tempo certo para isso.

Eu passei os primeiros meses da faculdade me questionando  o que eu fazia ali, por que depois de ficar  entre os 10 primeiros colocados no vestibular de um curso que eu havia sonhado durante um ano inteiro, Deus me havia feito mudar para outro, que eu dizia que jamais ia fazer? Mas resolvi continuar, levou um tempo, até que eu vi que havia feito a escolha certa, ou melhor, Deus havia feito. Eu descobri que eu amava aquilo, era a combinação de grande parte de tudo o que eu sempre sonhei, mas de um jeito novo, diferente. Percebi que se eu tivesse feito o que eu queria teria me arrependido, estaria infeliz, porque por mais que fosse o que eu queria, não era o que eu precisava, mas Ele sabia.

E assim acontece, com tudo na nossa vida.


Já quis construir casas no campo, apartamentos, casas com muros altos e cercas elétricas. Hoje meu projeto de vida está rasurado, desmanchado, apenas a introdução está pronta. Hoje penso em construir uma casa grande, com muitos quartos, uma cozinha ampla e sem muros ou grades, apenas um belo jardim. 

Já desejei fazer a minha casa na areia da praia, agora tento buscar uma rocha firme. Já tive um projeto de vida ideal, no qual estou apagando umas partes e modificando outras.Sei que preciso de uma base firme, que resista a furacões e tempestades sem abalar-se. Assim, prossigo confiante no Arquiteto que projetou uma nova casa (vida) para mim. Mesmo conhecendo apenas algumas partes desse projeto, vou me esforçando para que os dois projetos, o Dele e o meu, se tornem apenas um.

"(...)A explicação é que Ele está construindo uma casa completamente diferente daquela que você imaginou, colocando uma nova ala aqui, construindo um novo andar ali, levantando torres, fazendo jardins. Você pensou que iria se transformar num simpático chalezinho, Ele porém, está construindo um palácio no qual pretende habitar em pessoa.”

“Se você tomou o caminho errado, não vai chegar mais perto do objetivo se seguir em frente. Para quem está na estrada errada, progredir é dar meia-volta e retornar a direção correta.”(C. S.LEWIS, em Cristianismo Puro e Simples)

0 comentários