GODMOTHER OF ROCK 'N' ROLL

26.2.13

Antes de Elvis, Chuck Berry e Johnny Cash.  Antes do blues encontrar o country e rhythm and blues e conceber o nosso amado rock 'n' roll, houve Sister Rosetta Tharpe. Ousando atravessar a linha entre sagrado e secular, apresentando sua música inspiradora de "luz" na "escuridão" dos clubes noturnos e salões de baile. 
Rosetta Tharpe foi uma cantora, compositora e guitarrista da música gospel, teve grande popularidade na década de 30 e 40 com uma mistura única de letras gospel, blues, jazz e guitarra. Embora não seja mais um nome tão conhecido, Tharpe recebe lugar de honra  em um novo documentário chamado "American Masters"O documentário oferece um reconhecimento da sua influência desconhecida sobre a música americana. Sem a "irmã de alma original," o rock nunca poderia ter rolado, diz o biógrafo de Tharpe, Gayle Wald.

"Quando você vê Elvis Presley cantando músicas no início de sua carreira, eu acho que você pode imaginar que ele está canalizando Rosetta Tharpe", diz Wald. "Não é uma imagem que estamos acostumados a pensar quando pensamos sobre a história do rock n 'roll. Nós não pensamos sobre a mulher negra por trás da jovem branco. "

Em outubro de 1938 ela gravou pela primeira vez, quatro faixas com a Decca Records e suas músicas causaram um furor imediato, muitos frequentadores da igreja estavam chocados com a mistura de música sacra à outros ritmos, mas outros adoraram essa mistura.
Apresentações em lugares como "From Spirituals To Swing", no "Cotton Club" e "Café Society" com Cab Calloway e Benny Goodman fizeram com que Rosetta ficasse ainda mais famosa. Músicas como "This Train" e "Rock Me", que combinavam temas gospel com arranjos mais rápidos, se tornaram hits entre um público que nunca tinham ouvido música gospel.
Rosetta continuou gravando durante a Segunda Guerra Mundial, ela era uma dos únicos dois artistas autorizados a gravar "v-discs" para tropas do outro lado do oceano. Sua música "Strange Things Happening Every Day", gravada em 1944 foi a primeira música gospel a ir para a corrida do top 10 da Billboard, algo que Sister Rosetta Tharpe conseguiu mais algumas vezes em sua carreira. A gravação é creditada por algumas fontes como a primeira gravação de Rock and roll!! 
"Ela era uma poderosa força da natureza, uma cantora-guitarrista e evangelista," diz Bob Dylan. "Havia um monte de caras jovens ingleses que pegaram a guitarra depois de olhar para ela."
Johnny Cash também se referiu a Sister Rosetta, como sua cantora preferida da infância  em seu discurso no Rock and Roll Hall of Fame.

Sem dúvidas, Tharpe é alguém que marcou sua época e influenciou gerações no seu modo de fazer música e ainda levou o evangelho mundo afora...então, chega de falar e vamos ouvir? ;)


A famosa "Strange Things Happening Everyday" gravada em 1944,foi posteriormente regravada por Jerry Lee Lewis, e admirada por Elvis Presley, Little Richard e Bob Dylan

Acho que essa foi a que mais gostei! u.u


0 comentários