SENTIMENTOS

26.8.13



Leitura Bíblica: Filipenses 1.3-11


"Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus" (Fp 1.6).

Nosso cérebro pode nos lembrar de muitas emoções do passado. Podemos recordar boas atitudes que outros tiveram conosco e assim voltar a sentir a alegria que essas boas ações despertaram em nós. No texto de hoje, Paulo afirma que é justo que ele se lembre dos filipenses com alegria e sinta que Deus continuará com seus amigos. Seu afeto não era momentâneo, apenas decorrente da bondade deles, mas resultado de uma escolha do apóstolo, que decidiu carregá-los no coração. Ele também sentia saudade daqueles cristãos, um sentimento elogiável e, no caso de Paulo, ligado à pessoa de Jesus Cristo. Todas essas expressões de carinho estavam relacionadas aos bons sentimentos alimentados por Paulo em relação aos membros da igreja em Filipos. Por isso, ele completa desejando que sejam encontrados irrepreensíveis, perseverando em Cristo até o dia da gloriosa volta do Senhor.

Mas nem todos alimentam bons sentimentos pelos outros. Em Romanos 1.18-32, o mesmo apóstolo descreve até que ponto pode chegar o mau sentimento humano. Ele se torna uma força a governar as ações daqueles que não reconhecem a Deus como Senhor de suas vidas. Sabemos que não podemos deixar de sentir; o máximo que podemos fazer é ignorar o peso dos sentimentos em nossa vida. Para proteger nossos relacionamentos, muitas vezes precisamos aprender a controlar nossas emoções. Certa vez, fui procurado por um casal dividido por um fato seríssimo. Comecei o atendimento solicitando ao marido que trancasse com um forte cadeado qualquer sentimento que o fato viesse a provocar, até que pudéssemos falar a sós. No encontro seguinte, ele se achava bem melhor. Se apenas impedir maus sentimentos já exerce tão boa influência, que dirá alimentar somente bons desejos! Esta é uma bem-aventurada experiência: tentar manter apenas bons sentimentos em nosso coração. – MJT


Texto: PRESENTE DIÁRIO 24-08-2013

0 comentários