20 COISAS QUE TODOS COM VINTE E POUCOS ANOS DEVERIAM TER

21.1.14


|Tenha certeza que estará pronto para sua década decisiva.|
Os vinte anos deveriam se chamar “década decisiva”. É a época da vida na qual não apenas tomamos decisões importantes sobre nossa carreira, relacionamento e finanças, mas também é quando percebemos o que é ser adulto.
Claro, nada mágico acontecerá quando chegar aos 30 (ou 40 ou até 50 no caso), mas estar bem preparado para quando começar a vida adulta pode ajudar a definir o caminho das próximas décadas.
Aqui estão as 20 coisas que todos com vinte e poucos anos deveriam ter no nosso ponto de vista:

Uma biblioteca sempre em crescimento



Ter uma biblioteca de livros que você já leu (seja no seu Kindle ou iPad, ou, quem sabe, em uma dessas estantes de verdade que vemos em mansões de filmes) é um bom costume em todas as idades. Mas se tiver tempo para ler livros de qualidade durante a correria dos seus 20 e tantos anos, você também conseguirá continuar assim no futuro.
Alguém para cuidar de seus gastos



A diferença entre tentação e erro normalmente aparece na hora de calcular os gastos. Ter alguém que nos avisará quando estivermos tomando uma decisão errada pode evitar muita dor de cabeça. Isso também serve na hora de comprar roupas. Um amigo de verdade é aquele que pode te dizer se você não está apenas pegando algo fútil e chamativo.


Algo que você possa usar em uma entrevista de emprego



Caso já tenha o emprego que você gosta, mude a “entrevista de emprego” para “casamento”, “festa a rigor” ou “Baile de Máscaras na Zona Sul do RJ” (nunca se sabe). Ter um vestido/terno bom faz parte de ser adulto, mas não significa que não pode ser divertido. Compre algo que você gostará de usar e estará disposto a investir na qualidade, mesmo se você não for do tipo que saia muito. (Dica: Gente, sua roupa de entrevista não deve ter aquelas coisas fúteis e chamativas)


Alguém que admire você



Ser o exemplo para alguém não é bom apenas para o seu “aprendiz”, isso pode te ajudar a crescer como um adulto e fazer com que você queira ser uma pessoa melhor.


Um diário



Seus vinte e tantos anos, sem dúvida alguma, fazem parte da época mais importante de sua vida. Pode ser uma boa ideia ter algo escrito, que não seja apenas no Twitter, para se lembrar dessa década.


Um pastor que te chama pelo nome




Mesmo se você for membro de uma igreja, conhecer um pastor particularmente pode te encorajar a fazer algo mais além de se envolver, criar uma relação na qual tenha alguém com quem você pode conversar tranquilamente e orar quando você mais precisar.


Uma bicicleta


É impossível não se divertir quando está de bicicleta. Não acredita na gente? Dê uma volta em uma e nos agradeça depois.



Um passaporte


Passaportes não são baratos (para alguém inexperiente, vai lhe custar cerca de R$160), mas é óbvio se você quiser viajar para o exterior, você vai precisar de um. Pode ser que ainda não tenha uma viagem para Bali marcada, mas antes prevenir do que remediar. O processo pode levar algumas semanas, então caso uma oportunidade de viajar apareça, você estará pronto.



Uma velha amizade, de 10 anos ou mais

Nem sempre manter amizades é fácil, mas com a chegada do Facebook, não há desculpa para não se conectar com pessoas do passado. Velhos amigos não apenas nos lembram de onde viemos, mas nos mostra o que nos tornamos.



Uma amizade nova



Você já deve ter acabado o colégio, mas isso não quer dizer que não possa conhecer pessoas novas e fazer novos amigos. Fique atento à sua igreja, comece a praticar esporte ou tente o método antigo e esquecido de conversar com seus vizinhos. Fazer novos amigos é tão importante quanto manter pessoas que você conhece há anos.


Tênis para esportes



Pergunte a alguém com 30 ou 40 anos e eles te dirão: o tempo passa, seu metabolismo desacelera, suas juntas começam a doer e todas aquelas maratonas noturnas de filmes começam a fazer efeito. Mude seu modo de vida, torne-se saudável enquanto está nos vinte anos e poderá evitar muitos problemas de saúde antes de pensar neles.


Uma Bíblia de verdade



Não nos entenda mal, YouVersion e outras Bíblias digitais são ótimas e facilitam muito nossa vida ao procurar algo. Mas nada pode substituir uma boa e velha Bíblia de papel e tinta. Escreva nela, destaque coisas, marque páginas, mas seja lá o que fizer, crie um vínculo próprio e íntimo.


Planeje os próximos 5 anos



O melhor jeito de tentar chegar aonde quiser nos próximos cinco anos é traçar um objetivo de como chegar lá. Descubra quais oportunidades, sejam elas profissionais ou pessoais, você gostaria que surgissem e pense em algum jeito de torná-las reais.


Estar apto a jogar o plano de 5 anos fora



Planejar é bom. Muitas pessoas bem sucedidas chegaram onde estão hoje por focarem no seu plano impecável de 5 anos. Porém, a vida muda e novas oportunidades surgem. Não fique tão preso ao seu plano, pois assim não verá o que mais Deus colocará em sua vida.



Uma conta poupança


Nunca é tão tarde (ou tão cedo) pra começar a economizar. E logo que tiver uma conta para emergências definida, todo dinheiro que depositar vai acumular facilmente.



Um grande sonho




Quer criar um negócio inovador? Ajudar pessoas necessitadas? Escrever um livro, vender um roteiro ou lançar um CD? Durante os vinte anos é fácil esquecer seus sonhos conforme a realidade bate à porta. Mas há apenas um jeito de deixar que o sonho de sua vida simplesmente ‘morra’, é se você deixar isso acontecer.


Um despertador reserva



Um que, de preferência, esteja longe do alcance da sua cama e de seu braço. Por isso o botão da soneca do iPhone é algo que a Apple fez um pouquinho intuitivo.



Um ideal no qual acredite



Encontre uma organização, causa ou necessidade social que te motive e te envolva. Os jovens de vinte anos possuem uma grande influência cultural, use-a para fazer algo bom. Entre para uma causa internacional, uma missão de justiça social ou uma oportunidade religiosa e se torne um arauto daquilo que é importante para você.


Uma figura paternal em que possa confiar



Há uma boa chance de que irá se deparar com uma grande estrada entre os 20 e 30 anos: aceitar seu primeiro emprego “de verdade”, decidir entre comprar e alugar uma casa, se casar e até ter um filho. Muitas coisas podem acontecer e poder conversar com alguém que já passou por isso, seja seus pais ou alguém mais velho em quem confie, pode facilitar um pouco na hora de tomar tais decisões e tornar os momentos importantes menos estressantes.


Assinar revistas de qualidade



Claro, nós somos parciais, mas encontrar algumas revistas, que trazem informações inteligentes e úteis sobre coisas com as quais nos importamos, é o melhor meio de continuar a evoluir e ter uma perspectiva concreta do mundo. Pesquise um pouco e encontre alguns artigos e valem a pena ler.




Texto: Jesse Carey (RELAVANT MAGAZINE)
Tradução: Pedro Blasque





0 comentários