OS LUGARES MAIS COLORIDOS DO MUNDO - PARTE 1

15.2.14

Mais do que belas paisagens, esses lugares encantam qualquer visitante pelo colorido intenso de suas construções, que enchem a cidade de vida, inspiram e estimulam a criatividade!

1. Ilha de Amorgos, Grécia

Pequena ilha grega bem próxima ao litoral turco que, em 1988, serviu como cenário do clássico filme Imensidão Azul, do cineasta francês Luc Besson. A ilha Amorgos é rodeada por belas praias e de vilas encantadores e apesar de calma e mais tradicional, a ilha tem uma atmosfera culturalmente interessante, com maior ênfase no turismo familiar, diferentemente das ilhas mais badaladas.


2. Nuuk, Gronelândia

Nuuk ou Nuuque é a capital e maior cidade da Gronelândia, nação constituinte da Dinamarca, e o principal centro comercial, industrial, administrativo e de transportes do Ártico. Um pouco mais de 15 mil pessoas moram na cidades, que possuem casas são pintadas com cores fortes e vivas, dando alguma cor à paisagem de clima marítimo, com invernos frios, com neve e verões frescos.


3. Berlim, Alemanha
A capital alemã é uma cidade caracterizada por um contraste entre edifícios históricos e arquitetura contemporânea e um reduto das artes. Talvez seja por isso que ela é uma cidade tão colorida, a criatividade está por toda parte!


4. Ilha Paradise, Bahamas

Uma das ilhas mais visitadas das Bahamas, Paradise como o próprio nome já diz, é um lugar paradisíaco e também é onde fica o famoso Hotel Atlantis inspirados no paraíso perdido de Atlântida e cenário de filmes como o Férias no Paraíso das gêmeas Olsen e episódios de séries como Eu, a patroa e as crianças.


5. San Francisco, Califórnia

Depois de Londres, sem dúvida essa é a cidade que mais desejo conhecer! É um caso de amor antigo, culpa dos seriados que assisto desde criança, livros e filmes. São Francisco possui colonização espanhola e é uma das cidades mais populosas dos EUA, com uma neblina fria no verão, íngremes colinas, eclética mistura arquitetônica e marcos históricos famosos como a Ponte Golden Gate, e a centenária linha de bondes que aparecem na abertura do seriado Três é Demais (♥). As fachadas de casas antigas formam um mar de cores nas ruas de San Francisco. Os moradores pintaram suas residências para criar uma identidade visual e, ainda, ressaltar os detalhes da arquitetura vitoriana, que caracteriza a cidade.


6. Cinque Terre, Itália
Cinque Terre é uma área costeira, localizada na região da Ligúria, banhada pelo Mar Mediterrâneo e composta por cinco vilarejos: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. As casas são construídas entre as pedras, possui mar azul e uma importante produção de vinhos e azeite.


7. Gamla Stan, Estocolmo - Suécia

Gamla stan é o núcleo histórico da capital sueca, a parte conhecida como 'cidade velha', construído sobre a ilha de Stadsholmen. Cheia de becos medievais, casas coloridas, ruas pavimentadas com pedras e arquitetura antiga. A arquitetura gótica alemã de tijolos influenciou muito a construção da cidade. Em Gamla Stan há dezenas de restaurantes, lojinhas, galerias de arte, livrarias, lojas de souvenirs, presentes, etc.


8. Barranco, Lima – Peru


No início do século 20, dezenas de escritores viviam no bairro Barranco, o que lhe conferiu uma aura boêmia e romântica, mantida até hoje. Durante o dia, é a pedida para um passeio tranquilo por suas ruas com artistas de rua e vendedores de livros usados, pelo parque municipal e por suas praias. À noite, é um dos points da juventude em busca de diversão. Além disso, nos últimos anos o distrito está se tornando o centro cultural de Lima. Não por acaso, abriga hoje badaladas galerias de arte, como a Luzia de La Ponte, e lojas de design reconhecidas internacionalmente, como a Dédalo.


9. Burano, Itália

Situada ao norte da Laguna de Veneza, a 11 quilômetros da cidade (45 minutos de barco), Burano é conhecida como a “ilha colorida da renda”. Seus casarões coloridos à beira d’água. Em alguns trechos é possível passar por seis ou sete sem que se repita nenhuma cor, uma tradição que nasceu, talvez, como reação ao clima úmido, invernal frequente no local.  A confecção de rendas, são tradição por lá desde o século 16, e seu desenvolvimento passou por diferentes técnicas empregadas até hoje em confecção artesanal. Outra especialidade local são as máscaras de carnaval veneziano.


10. Trinidad, Cuba
Trinidad foi fundada em 1514 e declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988. A cidade possui uma rica arquitetura espanhola, com muitos palácios e praças coloniais e ruínas das refinarias de açúcar. 


11. Bristol, Inglaterra

Bristol é a maior cidade do sul da Inglaterra depois de Londres, que fica apenas a uma hora e meia de distância. Uma cidade alegre e amigável, famosa pelos seus cenários vibrantes. Bristol é o maior centro de empregos, cultura e educação nessa região do país. Essa prosperidade é em grande parte associada a atividades marítimas desenvolvidas na cidade.


12. Caminito, Buenos Aires – Argentina
Caminito é a rua mais famosa e colorida da Argentina. Com um grande valor histórico e cultural, a rua fica no Bairro La Boca, na cidade de Buenos Aires. As casas na área do Caminito são também conhecidos como "Conventillos". As casas eram típicas dos imigrantes genovês no final do século XIX.As casas são pintadas em várias cores, porque os imigrantes italianos usaram a tinta sobrando nas oficinas do porto. Há artistas e dançarinos de tango por toda parte.


13. Wroclaw, Polônia

Uma das cidades mais conhecidas da Polônia, essa cidade de nome estranho fica às margens do Rio Order. Uma cidade cheia de antigas construções, muitas em estilo gótico que atrai muitos turistas todos os anos. Além disso, Wroclaw possui muitas indústrias e instituições de ensino superior, como a Universidade de Breslávia, Academia de Belas Artes, teatros e galerias de arte e dezenas de esculturas espalhadas pelas ruas da cidade. Pra quem gosta de arte, é um ótimo destino.


14. St. Johns, Newfoundland – Canadá
Foto: Asmaa Dee
St. John's, também chamada de São João da Terra Nova, é a capital e a maior cidade da província canadense de Terra Nova e Labrador. A cidade está localizada no leste da província, na costa atlântica do Canadá. Algumas paisagens de St. John, pode lembrar de uma mini São Francisco (mas sem os bondes).  O clima gélido do ártico destaca ainda mais essa cidade. Quanto mais perto do canal, mais intensas são as cores das casas de madeira.


15. Santa Marta, Rio de Janeiro – Brasil

Localizada no Morro Dona Marta, entre os bairros de Laranjeiras e Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, a comunidade é famosa por ter sido palco do clipe They Don't Care About Us de Michael Jackson. Madona e Beyoncé também estiveram por lá. A favela foi o cenário das cenas do filme Velozes e Furiosos 5 em 20011.Favela Painting, projeto dos holandeses Jeroen Koolhaas e Dre Urhahn, desembarcou na comunidade de Santa Marta para revitalizar seu cartão-postal: a praça Cantão, que fica na entrada do morro. Raios coloridos transformaram 34 casas (e até a quadra da escola de samba local) em um monumento vivo da arte óptica.
Não dá vontade de rodar o mundo visitando esses lugares? *_*
Mas, calma logo posto outros destinos para sua lista. Aguardem!



0 comentários