OS LUGARES MAIS COLORIDOS DO MUNDO - PARTE 2

19.3.14

16. Longyearbyen, Svalbard, Noruega

O cenário é digno de um programa do National Geographic (aliás, muitos dos documentários do Ártico ou sobre ursos polares são filmados por lá). Na ilha de Spitsbergen, arquipélago de Svalbard, Longyearbyen é um lugar em que devido à elevada latitude, durante o inverno é noite permanente e também é possível observar o sol da meia-noite, fenômeno natural que ocorre ao norte do Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, onde o Sol é visível por 24 horas do dia durante o verão. Quase não há criminalidade e a pouca que existe é alguém que se lembra de utilizar um carro indevidamente. Existem muitas crianças e jovens e é uma sociedade aberta e multicultural. Com aurora boreal e uma vizinhança cheia de ursos polares, Longyearbyen parece o fim do mundo, mas um lindo fim do mundo.

17. Willemstad, Curaçao – Caribe

A capital de Curaçao, com lindas e coloridas construções de estilo holandês e a mais antiga sinagoga em funcionamento nas Américas (com chão de areia, para relembrar os anos em que os judeus erraram no Egito), foi tombada pela UNESCO como patrimônio histórico. As lojas, cafés e restaurantes atraem o turista para um passeio pelas ruas estreitas do centro.
Willemstad, a Amsterdam do Caribe, nos dá a sensaçāo de estar na Holanda. Em comparaçāo com ouras ilhas do Caribe, Curaçao oferece o máximo em padrões europeus, como segurança, baixa criminalidade, organizaçāo e até mesmo a água potável, que tem qualidade de água mineral, por ser preparada na dessalinizadora da ilha.

18. Provence Vila de Menton, Provence-Alpes Côte d’Azur – França

Situada na Riviera francesa , é apelidada de la perle de la France ("A Pérola da França"). Menton é famosa por seus jardins, incluindo o Jardin Serre de la Madone , o Jardin Exotique Botanique de Menton ("Le Val Rahmeh"), o Fontana Rosa, e o jardim Maria Serena que estão abertos para a visitação.

19. Nápoles, Itália

Nápoles é uma comuna italiana no sul de Itália, da região da Campania. Caótica e fascinante, conserva vestígios de seu passado de colônia grega, de seu domínio pelas civilizações normada, romana, francesa, espanhola e também aqueles da monarquia Bourbon. Cidade natal da pizza e da Camorra, famosa máfia napolitana.

20. Valparaíso, Chile

Uma cidade portuária com casas coloridas e rodeada por 45 morros, assim é Valparaíso, patrimônio cultural da humanidade. Valparaíso reúne muitos universitários, o que explica um pouco o seu clima boêmio e a sua efervescência cultural. A pouco menos de 100 km de Valparaíso, há ainda a praia de Isla Negra, onde fica uma das famosas casas do poeta chileno e prêmio Nobel de Literatura, Pablo Neruda.

21. Guanajuato, México

É uma das mais belas cidades mexicanas, classificadas pela UNESCO como Património Mundial (assim como a maior parte das cidades listadas). Guanajuato é uma cidade de lendas e lugares lendários. Um dos mais conhecidos é o famoso "Callejón del Beso" (Beco do Beijo), um lugar muito estreito onde os casais podem se beijar desde varandas opostas. Não podemos deixar de participar de uma "callejoneada", ou serenata a pé, dirigida por músicos estudantes que, acompanhados por violões, oferecem serenata aos presentes e contam histórias locais.
Centro cultural e universitário, anualmente, a cidade abriga o Festival Internacional Cervantino, um evento de artes cênicas em honra a Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote de la Mancha. Também possui um museu dedicado a Dom Quixote.

22. Chefchaouen, Marrocos

Chefchaouen é uma cidade de 45 mil habitantes, localizada nas encostas da Cordilheira do Rif, no norte do Marrocos. A cidade é famosa por suas casas e ruas azuis, relíquias de uma velha tradição da população judaica da cidade. Na Bíblia, os israelitas recebiam ordens para tingir um dos fios de seu talit (xale de oração) de azul, com tekhelel. Tekhelel era uma velha tintura natural, processada a partir de uma espécie de marisco.

23. Balat, Istambul – Turquia

Balat é um bairro histórico de Istambul, Turquia, que faz parte do distrito de Fatih. É um bairro tradicionalmente habitado por judeus, mas atualmente quase não há judeus morando lá. No passado existiram em Balat dezenas de sinagogas.

24. Pelourinho, Salvador – Brasil

O Pelourinho é um dos bairros do centro histórico de Salvador e é imprescindível no roteiro do turista que vem à capital baiana. O lugar guarda grandes manifestações artísticas e culturais como arquitetura, dança, música, culinária, folclore e religião.

 25. Jodhpur, Índia

A cidade azul brotou no mapa a partir da separação de castas que há no país. Os brâmanes, que pertecem à linha sacerdotal, pintaram suas casas de azul para diferenciá-las das do restante. Quando o local começou a crescer, os novos moradores, religiosos ou não, construíram seus imóveis e pintavam as paredes com a mesma cor, até que a cópia virou uma tradição. Não se vê outro tom que não o índigo em toda cidade.

26. Bo-Kaap, Cidade do Cabo, África do Sul
O Bo-Kaap é uma área na cidade de Cape Town anteriormente conhecido como o bairro malaio. Bo-Kaap é tradicionalmente uma área multicultural, rica em história e situado nas encostas da Signal Hill. A área é conhecida por suas ruas de paralelepípedo românticos e casas coloridas

27. Costa Nova – Portugal

A praia da Costa Nova do Prado, também conhecida apenas por Costa Nova, situa-se na costa ocidental de Portugal. É uma das excelentes praias portuguesas para a prática de esportes aquáticos, é comum encontrar praticantes de windsurf por lá.  Todas as casas são pintadas com listas verticais intercaladas com cores vivas e alegres.

28. Olinda – PE – Brasil

É uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Além das construções históricas, Olinda é também um dos mais importantes centros culturais do país. Foi declarada, em 1982, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.


29. Brighton Beach, em Melbourne, Austrália 

Brighton é um subúrbio de Melbourne, na Austrália. Dendy Street Beach, ao sul de Middle Brighton, dispõe de 82 caixas de banho coloridas, que são um dos ícones turísticos de Melbourne. As caixas de compartilhar uma uniformidade de tamanho e construir, e são os tais estruturas só sobreviventes perto de Melbourne. O conselho da cidade restringe alterações, e todos mantêm a sua arquitetura era vitoriana, como quadros de madeira, tapumes weatherboard e telhados de zinco, sem comodidades, tais como eletricidade ou água corrente.

Ficou faltando o último item da lista dos 30 lugares mais coloridos do mundo, qual vocês acham que deviam entram na lista? Deixem sua escolhida aqui nos comentários!

God Bless,
Evana
Informações retirados de fontes diversas, imagens idem. Se você for o autor de alguma delas, entre em contato comigo para atribuir os devidos créditos.

0 comentários