O QUE HÁ DE ERRADO COM OS FILMES CRISTÃOS - PARTE 2

2.4.14


Vou começar esse post com uma confissão. Meu objetivo com o primeiro post não era alcançar tantas pessoas. Ele foi escrito para as trinta ou quarenta pessoas que normalmente visitam meu blog, sendo maioria amigos e familiares. O que eu passei nos últimos dias fez com que sentisse várias coisas, prazer, admiração, medo, humildade, surpresa...eu poderia continuar a listar emoções, pois foi uma montanha russa para minha família e eu.
Sabe, não sou nenhum guru, nem por um momento. Eu nunca fiz algo artístico que 99,9% desse blog tenha visto. Na verdade,sou normal. Extremamente normal. Estupidamente normal. Me vejo mais como um artista, mas ainda mais como público.
Talvez Deus tenha escolhido meu artigo para recomeçar uma discussão sobre os Cristãos e a arte devido a minha "normalidade"? Afinal, eu não adeptos ou uma base. Eu tenho apenas meu primeiro romance, e o motivo pelo qual criei esse blog era para divulgá-lo. Ontem a noite, um amigo disse que talvez Deus me fez escrever o livro para que eu pudesse escrever o artigo, e isso criaria uma discussão. Se for isso, então fico ainda mais admirado!
Fiquei maravilhado com os comentários que apoiavam a tese do artigo. Não digo isso porque estavam concordando comigo, mas porque fiquei fascinado por ver que muitas pessoas estão tentando ser fiéis a Deus através da arte e que ainda foram motivadas por minhas palavras. Claro, eu sabia que essas pessoas existiam, até tive o prazer de conhecer vários Cristãos criativos com o passar do tempo, através da Act One, Christians in Theatre Arts, e nas caminhadas do meu cotidiano. Mas continuei motivado a ler todos os comentários devido a variedade criativa vinda de tantos artistas que estão na igreja.
Se você é um desses artistas, e agora que possuo uma base, tenho umas coisinhas a lhe dizer. Apenas lembre-se, não sou nenhum sábio ancião esperando um viajante no topo de montanha para que ele ouça minhas palavras.
1) Tente não ser um artista isolado
Artistas costumam ser introvertidos e boa parte de sua arte é criada na solidão. Entretanto, se você for um escritor, pintor, dançarino, roteiristas ou qualquer outra coisa, e for um seguidor de Jesus Cristo, então você precisa estar junto de outros fiéis. Na verdade, isso não é opcional, pois fomos instruídos pela Bíblia a sempre seguir acompanhados. O maior exemplo disso é Hebreus 10:25, mas você pode clicar aqui para ver a importância da companhia. Não sei você, mas eu acabo pecando quando estou sozinho. E também acho que tudo que faço é certo quando estou sozinho, mesmo estando errado. Então, se você não se encontrar com outros fiéis regularmente, seja lá qual for o motivo, permita-me citar Zezé Di Camargo, PARE! Engula o choro e encontre grupos Cristãos que seguem a Bíblia.
Isso deve ser só o começo. É bem fácil simplesmente entrar numa igreja, prestar um pouco de atenção a música e pregação e então sair, mas não é isso que eu quero. Estou falando de se deixar vulnerável, transparente e ser honesto com seus irmãos e irmãs. Se abrir para outros fiéis que vêm de outros lugares. Eu realmente acredito que se você é um artista, você precisa disso. Especialmente se você é um que quer se arriscar.

2) Preze por seu coração artístico.
Eu sou um introvertido com muito orgulho, e estou cansado da ideia de sempre se juntar com alguém. Quando eu faço, isso me tira da minha zona de conforto e então percebo que eu quero ficar um tempo sozinho para recarregar as baterias. O problemas é que, como dito acima, se eu for pecar, acontecerá quando eu estiver sozinho. Por exemplo, a probabilidade de procurar pornô na internet aumenta muito quando minha família já está dormindo e estou no computador sozinho. E o que vai me impedir? Digo, está logo ali. E é grátis. Bônus instantâneo.
E a melhor parte?
Ninguém nunca vai saber!
Isso não é bem verdade, certo? Alguém muito, muito importante mesmo sabe. Alguém que sabe tudo que eu já fiz e que não deveria ter feito, mas fiz mesmo assim. Ele sabe.
Sabe de quem estou falando?
Estou falando de mim mesmo.
Eu sei.
Estou totalmente consciente disso, sempre, da minha capacidade e tendência a pecar. E esse conhecimento é um dom. É um dom pois se eu souber que há perigo ali, eu posso me preparar para me defender. É perigoso por vários motivos, mas como artistas, precisamos nos dar conta disso, seu pecado impenitente afetará sua arte.
Quais defesas eu tenho, como Cristão, contra o pecado e a tentação? Eu quero listar três defesas básicas.
a) A Escritura. Salmo 119 nos diz que as palavras de Deus são como uma luz em nosso caminho. Não é uma metáfora (pelo menos, não apenas metáfora). Quando estamos na Palavra, estamos mais cientes das tentações a nossa volta, e muito mais cientes da nossa incapacidade de enfrentá-las sozinhos. Por que é que podemos citar nossos filmes favoritos, mas não conseguimos memorizar a Escritura?

b) Oração. Mesmo quando estiver sozinho, você não está sozinho. 1 Coríntios 10:13 nos diz que a tentação que estamos enfrentando não é comum, e que Deus está conosco quando estamos sendo tentados. Então, não desperdice a chance de conversar sozinho com aquele que criou tudo!. Também, 1 Tessalonicenses 5:16-18 nos diz que a oração deveria ser algo feito toda hora. Ela nos mantém focado Nele, e nos afasta das tentações.

c) A Confiança no Espírito Santo. Em João 14:26, Jesus diz aos seus discípulos que o Pai está enviando um Auxiliador para nos ensinar e nos lembrar dos ensinamentos de Jesus. Mas você deve estar disposto a ouvir o Espírito Santo. E deve se prontificar a obedecer, mesmo quando for contra a sua vontade de expressão.

3) Se você não odeia o lado negro, não deveria estar indo lá.
No prefácio de Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz, C.S. Lewis disse "Há dois erros equivalentes e opostos no qual nossa caminho pode levar aos demônios. Uma é a descrença de sua existência. A outra é acreditar e sentir um grande interesse não saudável neles." Eu diria que isso também se aplica a outras coisas além de demônios.
Se considerar retratar a escuridão ou o pecado em sua arte, você precisa pensar e ver como a escuridão ou o pecado estão lhe influenciando. Se lhe fascina, não importa o que seja, é melhor evitar. E você deve ser honesto consigo mesmo, o que ressalta a importância da minha primeira observação! Sem a companhia e responsabilidade, você pode escorregar sem perceber e acabar encurralado pela coisa que você desprezava.
Quantas histórias existem sobre cristão que acabaram com suas vidas devido ao pecado sexual, e quando desses começaram odiando aquilo que resultou em sua queda? Todo artista religioso deveria procurar ter uma responsabilidade madura e bíblica para evitar que isso aconteça.
Eu ainda insisto que a igreja precisa dar aos seus artistas a liberdade de explorar a história humana - o bom, o mau e o vilão - mas nós artistas precisamos nos assegurar que não sairemos sozinhos e desprotegidos.
Fiquem com Deus,
Nate

Tradução: Pedro Blasque

0 comentários