5 FILMES FRANCESES QUE TODO MUNDO DEVERIA ASSISTIR

27.8.14

Na boa, não se pode dizer que alguém ama cinema, se não amar filmes franceses. 

A França é especialista em fazer filmes de qualidade nos mais variados gêneros, cinema é tratado por lá como coisa séria, com praticamente uma sala de cinema a cada esquina!. O cinema francês leva aquela fama de 'chato' ou 'cult demais' do qual não consegue se livrar, mas o que poucos sabem é que o cinema francês tem muito o que nos ensinar tecnicamente e principalmente no que diz respeito a tratar cinema como arte mesmo e não como mais uma coisa qualquer para ver que alguns blockbuster nos fazem pensar. 

Quando se fala em cinema francês, talvez o nome do ator francês Gérard Depardieu, seja o mais lembrado, ele ajudou o cinema francês a se tornar mais conhecido no mundo todo é verdade, mas tem outros nomes que ainda precisamos conhecer. Por isso, hoje eu trouxe uma lista com alguns dos meus filmes franceses favoritos. Um lista para quem já ama o cinema francês se apaixonar ainda mais e pra quem não gosta, descobrir que ele não é só o que dizem por aí e terminar o filme dizendo "Je t'aime!"

1 - O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN


Bem conhecido no mundo todo, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um dos primeiros filmes franceses que assisti e que tornou famosa a atriz Audrey Tautou. O filme conta a história de Amélie (Audrey Tautou) que após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
Confesso que da primeira vez que o vi ele parecia meio sem graça, mas vendo de novo, não tem como não se apaixonar por Amélie!


2 - INTOCÁVEIS 


Esse é um filme simplesmente maravilhoso! Maravilhoso porque além de divertido é extremamente sensível para contar a história baseada na vida Philippe Pozzo di BorgoPhilippe, um refinado multimilionário tetraplégico francês, precisa de um auxiliar de enfermagem para o auxiliar nas suas atividades rotineiras. O contratado é Driss, um senegalês que vive nos subúrbios de Paris, que acaba de cumprir uma pena de seis meses de prisão e que não tem qualquer formação para o cargo. Apesar de ser o menos indicado para cuidar de Philippe, Driss com seu jeito todo 'especial', devolve um pouco da vida e da alegria que faltava na vida desse milionário solitário. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012, você não pode deixar de assitir!


3 - COCO ANTES DE CHANEL


Audrey Tautou está de volta na pele do ícone da moda e criadora de uma das marcas mais desejadas do mundo. O filme é uma biografia que mostra a juventude da estilista Chanel e sua fase de aprendizado, além de sua infância no orfanato, o começo de sua vida como modista antes da glória e seus primeiros sucessos. Um filme pra quem curte moda, mas também pra quem gosta de ver a história de mulheres fortes e corajosas que ousaram desafiar as regras do seu tempo. 


4 - MINHAS TARDE COM MARGUERITTE 


Não poderia citar Gérard Depardieu sem falar de um filme dele. Minhas Tardes com Margueritte fala sobre o valor da amizade e como alguém mais velho pode te ensinar algo novo. O feirante Germain conhece a simpática Margueritte, uma senhora solitária que, todas as tardes, passeia por um parque parisiense com seus livros. Os dois iniciam uma grande amizade, construída por meio de leituras e de pequenos gestos de carinho. Por meio da literatura, Margueritte ensina Germain a ser menos tosco e, consequentemente, o feirante ajuda a diminuir a sua solidão e descobre o verdadeiro sentido da amizade. Um filme totalmente fofo!


5 - FUSO HORÁRIO DO AMOR


O ator Jean Reno, é um ator francês bem conhecidos, principalmente por filmes de ação, mas que é ótimo fazendo comédias. Fuso Horário do Amor é uma comédia romântica francesa bem legal pra quem é fã do gênero. Bem a história é assim, Rose (Juliette Binoche) e Félix (Jean Reno) são dois tipos completamente diferentes, que se encontram por acaso num aeroporto de Paris. Ela terminou mal um relacionamento e quer viajar para o México, na classe econômica, para se recuperar. Ele pretende correr atrás da mulher que acha que ama e para isso tem um bilhete de primeira classe de Nova York para Munique. Ela é extrovertida, enquanto ele é triste e calado. Ambos estão presos no aeroporto e tentam resolver suas viagens em meio a cancelamentos e atrasos, quando se conhecem melhor. É quando Félix encontra em Rose o estímulo para tirar sua vida do marasmo. O filme tem um bom roteiro e diálogos bem pensados.


1 comentários

  1. Lista muito boa filmes muito inspiradores. Acrescentaria apenas o filme Amor (2012) .

    ResponderExcluir