A VIDA É MUITO MAIS DO QUE CASAMENTO

22.8.14

Foto:  Dylan & Sara Photography

O CASAMENTO PODE SER BEM IMPORTANTE NA VIDA CRISTÃ, MAS NÃO É O OBJETIVO DELA.

Nessa época do ano, igrejas e restaurantes ficam cheios de flores e luzes (no Brasil, isso seria o mês de maio ou os finais de ano). Parece que todos conhecem alguém que está indo a um casamento, está em um casamento ou está se casando.E do nada, sutilmente, começa a falação:

"Eles são tão novos. Tipo, eles vão se dar bem, mas não parece certo."
"Já estava na hora de se casarem. Eles não iam ficar mais novos mesmo."
"Quando você vai se casar? Por que você ainda tá solteiro(a)?"

Esses são pensamentos comuns que todos nós já tivemos ou até mesmo falamos. No entanto, entre as palavras, é fácil tecer um leve julgamento sobre os outros, alguém faz as coisas de um jeito diferente e achamos que nosso jeito é um pouco melhor ou mais certo, talvez até divino.

Ainda assim, há algo importante que é esquecido nesses comentários: Aceitar que nenhuma dessas opções, de casar jovem ou velho, ou nem casar, é certo ou errado. Além disso, essa concepção ignora a parte, como cristãos, na qual nossa capacidade de viver pelo chamado de Deus não é definido por nosso estado civil.

NOSSO CHAMADO

A maioria dos cristãos vêem nos Dez Mandamentos, a definição de Jesus do maior mandamento e a Grande Comissão como um resumo do chamado cristão - e nenhum deles menciona diretamente o casamento.

Nosso maior chamado como cristãos pode ser resumido em amar a Deus e ao próximo. Há vários meios para isso, ajudar, ser generoso, ter compaixão e evangelizar - mas todos eles são constituídos de amar a Deus e ao próximo.

Durante a "temporada de casamento", - principalmente quando falam sobre a idade certa para casar - é que se torna fácil para o cristão perder o foco de seu chamado. Claro que há várias passagens da Bíblia que ressaltam a beleza e benção do casamento, e há exemplos de casais que fizeram inúmeras coisas em nome de Deus. Ainda assim, o casamento não é uma obrigação.

Até Paulo viu os benefícios de se continuar solteiro. Ele disse à igreja de Corinto: "Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor. Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher, e está dividido. Tanto a mulher não casada como a virgem preocupam-se com as coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido. Estou dizendo isso para o próprio bem de vocês; não para lhes impor restrições, mas para que possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor" (1 Coríntios 7:32-35).

NÃO EXISTE 'JEITO CERTO'

Motivos para se casar jovem ou velho, ou continuar solteiro são válidos e alguns até apoiados pela bíblia. Assim como muitas coisas de nossa vida, não há um "jeito certo" de chegar ao casamento, ou um jeito que "agrade mais a Deus" do que outro. 

Para alguns, se casar jovem traz a benção de ter alguém que crescerá junto com você, e assim aprenderão a viver e servir a Deus juntos. Outros podem estar solteiros, por escolha ou não, mas também estão crescendo, aprendendo e tendo a fé melhorada de um jeito singular.

Todo ano e cada período da vida traz suas próprias bençãos e dificuldades, indiferentemente do seu relacionamento - e com isso também aprendemos outras maneiras de amar a Deus e ao próximo. Pode ser servindo como missionário, trabalhando numa lanchonete ou fazendo a contabilidade local. Esses e muitos outros jeitos de servir a Deus podem ser feitos enquanto está casado ou não, e também não importa com quantos anos se case.

CAMINHOS DIFERENTES

Quando percebemos o verdadeiro objetivo da vida cristã, a idade na qual nos casamos ou não se torna ainda menos relevante. Então, talvez em vez de ficar perguntando para os outros sobre seus planos de casamento ou a falta deles e silenciosamente ficar comparando com as suas ideias sobre casamento e julgando, se pergunte sobre o quão bem eles estão fazendo em relação a amar e servir a Deus e aos outros.

Deus age de maneira diferente para abençoar pessoas diferentes. Ele opera de um modo que talvez não percebamos e em situações que não compreendemos completamente, tanto em nossa vida quanto na vida dos outros.

Talvez seus planos de verão sejam de festas de casamentos ou talvez nem vá em um por um bom tempo. O casal pode ter sua idade, ser cinco anos mais novo ou até 10 anos mais velho. Pode não ser fácil, mas seja lá a condição do próximo casamento que for, veja como uma oportunidade de ver tudo de uma maneira diferente e apreciar as diferentes formas que Deus age na sua vida e na vida do casal que está se casando.

Nosso chamado como cristão é amar e servir a Deus e ao próximo e toda nossa capacidade de fazer isso, é muito mais importante do que nosso estado civil.


Tradução: Pedro Blasque

1 comentários

  1. Isso! Parabéns pelo texto e pelo assunto muito bem abordado!

    www.fernandabenedito.com

    ResponderExcluir