Não deveríamos ter que provar nada a ninguém

1.12.16

Ilustração: Raíssa Bulhões

Todos tem acompanhado pelas redes sociais a repercussão do programa Master Chef, repercussão essa que vem se intensificando desde o episódio do dia 15, quando Ivo em uma atitude machista disse à Dayse que ela ‘deveria varrer o chão’ e na semana seguinte foi considerada ‘a mais fraca’ entre os participantes. Dayse conseguiu dar a volta por cima e provou que veio ao programa para ganhar e é a única mulher na semi-final.

Dayse é só mais um exemplo da luta que as mulheres vêm travando há muito tempo para provar o seu valor e a sua capacidade e garantir seus direitos em um mundo machista.

Mães precisam todos os dias provar que são capazes de trabalhar fora e ainda sim criar bem seus filhos, estudamos mais do que eles para provar que podemos ocupar cargos importantes nas organizações e ainda sim, continuamos ganhando menos que eles quando ocupamos os mesmos cargos, precisamos todos os dias levantar e reafirmar que somos mais do que simplesmente um rostinho bonito, que podemos ser delicadas, mas nem por isso menos fortes, que podemos usar salto alto, mas não caímos com tanta facilidade, que não importam o que digam nós temos os mesmos direitos que qualquer um.

Esse é o problema.

Nós não deveríamos ter que provar nada a ninguém, pois deveríamos ser valorizadas pelo simples fato de sermos mulheres e pronto. Ninguém deveria dizer que não podemos isso ou aquilo ou que o nosso lugar é aqui ou ali. Deus nunca nos colocou em posição menor que o homem, embora ele tenha a responsabilidade de ser o sacerdote de um lar, quando analisamos com cuidado as Escrituras, vemos o quanto Deus nos valoriza e o quanto podemos realizar. Amo o texto de Provérbios 31 onde está descrita a mulher virtuosa, ela trabalha, cuida da casa, do marido, dos filhos e realiza tantas coisas que parece até surreal. Talvez pelo texto descrever apenas tarefas domésticas, é que acabou se criado a cultura de que a mulher só serve para varrer o chão. Mas sinceramente, para mim uma mulher capaz de realizar tudo o que ela realiza não tem nada de frágil, pelo contrário, é uma mulher corajosa e determinada e que se formos ver todas nós realizamos tantas tarefas quanto ela, se duvidar até mais e por isso só já bastaríamos por ser respeitadas.

Há ainda um algo mais naquela mulher que realmente merece a nossa atenção e foco, que faz dela ainda mais especial: O coração. Esse é o elemento central de toda a sua beleza, é um coração temente à Deus que a torna diferente e preciosa.

"A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada." Provérbios 31:30

Enquanto entramos nas nossas lutas não deveríamos nos esquecer que esse é o verdadeiro alvo, que cultivar um coração com os traços do caráter de Cristo nos torna mais importantes que qualquer título ou cargo que possamos conquistar, e que quando olhamos pra Ele e nos enxergamos exatamente como Ele nos vê, percebemos que todas as outras coisas parecem sem importância, porque a única coisa com que devo me preocupar daqui pra frente, é em agradar à Ele, porque Deus não se importa com o meu salário ou com a marca do meu jeans, ele só se importa com o meu coração. Precisa estar claro para nós mulheres, que Ele já sabe que somos lindas e capazes. Porque foi Ele quem colocou todas essas características e talentos que nos torna tão únicas e especiais.

Se o machismo vai morrer? Não podemos afirmar, mas dá para morrer a preocupação centrada em nós mesmas, que nos diz que devemos de todas as formas provar o nosso valor aos outros e começarmos a olhar a situação por outro ângulo, aquele ângulo privilegiado ao lado do trono do Pai, que nos diz que lugar de mulher é na cozinha sim e onde mais Ele quiser que ela esteja. 

0 comentários